sexta-feira, 9 de maio de 2008

Eu questiono o comportamento da torcida

Meu querido amigo Élcio acaba de visitar esse espaço egóico e teceu alguns comentários, de forma exclusiva e privada, em relação ao tédio e às críticas da postagem anterior. Ele disse:"Como fã de futebol, claro, acho exagerada sua ira contra esse esporte. Mas um dia a gente vai conversar e discutir em mesa de bar..."
Então, para você, Élcio, e para os demais queridos amigos fãs de futebol, eu lhes digo: Quanto à ira ao futebol, talvez não seja contra o futebol, mas contra o comportamento dos torcedores. Já estive por mais de uma hora, dentro de um ônibus ocupado pela turba do Corinthias e ninguém merece ver e ouvir o que eu vi e ouvi naquela situação. Como vocês bem sabem, eles parecem não ter mãe, irmã, mulher em casa, quando estão em bando. Os palavrões vertiam de todos, sempre que o ônibus parava em um ponto e havia uma mulher na calçada, esperando um outro, porque naquele nenhuma ousaria entrar. Por que tanto ódio em relação às mulheres???
Morei bem perto do estádio do Palmeiras e vi cenas de horror entre torcedores vestidos de verde, agredindo rapazes vestidos de sãopaulinos, corintianos e etc... gratuitamente e em nome do esporte. Que tristeza! E quem morou no bairro antigamente, lembra que o Palestra Itália era aberto para a vizinhança curtir com o time, as festas de vitórias conquistadas no gramado. Era uma festa do bairro, não apenas do Palmeiras e de sua torcida.
Na última segunda-feira as ruas em torno do estádio pareciam ter sido invadidas por uma guerrilha em revolta. Havia até um carro capotado e outro danificado, todo riscado. Por essas e outras, eu e muita gente que conheço, mudamos do bairro, não para nos proteger do futebol, mas para sair da rota de sua torcida.