terça-feira, 25 de maio de 2021

Metralhadora giratória ou Artilharia Mapeada?

! Por Sandra de Angelis, jornalista e diretora da EDGE Mídia.

Qual é a sua escolha, na hora de delinear as estratégias de comunicação da sua empresa?



Se você escolheu a Metralhadora Giratória, veja seis passos a percorrer:

1) Você tem um sobrinho, filho ou afilhado que ‘entende tudo de informática’? Você vai deixá-lo no controle...com a arma na mão. Você pode também, dar uma arma carregada a um macaco, enquanto o garoto mexe na ‘informática’ da sua empresa...


2) Você acha que entende de Marketing, porque fez isso há 30 anos, em seu primeiro emprego? Sim, você vai querer usar as mesmas técnicas analógicas no meio digital, claro!

3) Você se sente habilitado (a) nas redes sociais porque faz tempo que mexe no Facebook? É tudo igual, não é? Da mesma forma que você posta a piada do dia, você vai postar as mensagens da sua marca na página das redes sociais e, às vezes, vai misturar mensagens de valor, com piadas ou bravatas no mesmo ambiente onde você deveria só ter a exposição da sua marca.

4) Você acha que a sua empresa está acima da concorrência? Sim, você tem um negócio único, porque você faz isso há décadas, e a ‘tradição’ da sua família justifica você manter esse negócio, ainda que pequeno, porque seu avô já fazia isso à mão e sustentou a família daquela forma.

5) Você acha que, com este cenário, os clientes virão em bando, depois de ver sua marca no Instagram? Claro, porque o garoto da ‘Informática’ lhe mostrou o relatório das redes sociais e havia 258 ‘likes’ na sua conta ontem, e no mês, a média de ‘likes’ foi essa!

6) Você acha que a audiência das redes sociais irá substituir ações estruturadas de vendas?

Os clientes que deram os ‘likes’ devem estar fazendo fila na porta do seu estabelecimento, não é ? As vendas online estão bombando ? Toda essa audiência deve ter revertido em receita no seu financeiro, não é?

Se você escolheu Artilharia Mapeada:

1) Você pode até ter um sobrinho, filho ou afilhado que ‘entende tudo de informática’, mas tem alguém que dá as diretrizes para o trabalho dele? Postagens e expressões assertivas, imagens, mesmo que simples, e poucas palavras, porém pontuais e verdadeiras são usadas no momento e no ambiente certos?

2) Você acha que NÃO entende de Marketing, mas acha que entende do seu negócio e mercado do qual ele faz parte? Você vai procurar pessoas preparadas, formadas no assunto, para uma consultoria ou para atuar na linha de frente, conforme seus recursos para essa frente. Os investimentos, mesmo que modestos, já ajudam a formar a mensagem da sua marca e os clientes e prospects já entendem um pouco do que você faz ou vende.

3) Você NÃO se sente habilitado (a) a mexer nas redes sociais porque sabe que cada uma tem uma mensagem e um público específico? Você vai procurar pessoas preparadas, formadas no assunto, para uma consultoria ou para atuar na linha de frente, conforme seus recursos para essa frente. Os investimentos, mesmo que modestos, já ajudam a formar a mensagem da sua marca e os clientes e prospects já entendem um pouco do que você faz ou vende PARTE 2.

4) Você TEM CERTEZA de que a sua empresa está cercada de concorrentes vorazes? Você conhece bem, pelo menos, dois ou três concorrentes diretos do seu negócio, está atento às estratégicas comerciais de cada um e vai procurar um ‘caminho do meio’ para também prosperar nessa área. Acredita no fenômeno da ‘Santa Ifigênia’. Quem trabalha direito, prospera, se faz parte de um segmento próspero.

5) Você SABE que, com este cenário, as redes sociais são uma espécie de vitrine para quem procurar sua marca, mas que não são suficientes para aumentar as vendas? Você tem uma estratégia de vendas e de abordagem do mercado que dá suporte às mensagens das redes sociais, não o inverso. Nas abordagens comerciais, as suas melhores referências estão nas redes.

6) Você acha que PENSAR ESTRATEGICAMENTE a mensagem da sua marca pode aumentar audiência das redes sociais e DAR SUPORTE a ações estruturadas de vendas? Você tem uma estratégia de vendas e de abordagem do mercado que dá suporte às mensagens das redes sociais, não o inverso. Nas abordagens comerciais, as suas melhores referências estão nas redes PARTE 2


Frustrações inerentes

Para cada uma das estratégias descritas acima, há respostas e muitas frustrações, mesmo que as estratégias estejam certas, mas o volume dessas frustrações e de tentativas inócuas estará mesmo, concentrado na primeira hipótese.

Analise os termos INFORMÁTICA x TECNOLOGIA extraídos da Wikipedia

“O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.”

“Tecnologia pode ser o conhecimento de técnicas, processos e similares. Isso também pode ser embutido em máquinas para permitir a operação destas sem conhecimento detalhado do seu funcionamento. Sistemas (e.g. máquinas) que aplicam tecnologia ao pegar um input, mudando-o de acordo com o funcionamento do sistema e, então, produzindo um resultado são referidos como sistemas de tecnologia ou sistemas tecnológicos.”

Diferenças estruturais

Pode não parecer, mas há diferenças conceituais. Um fogão de quatro bocas, aquele que você encontra na maioria das casas, faz a mesma comida preparada e servida no restaurante mais chic da cidade. O resultado que cada recurso vai oferecer depende de quem o ‘pilota’. A receita, a técnica, a proposta da refeição farão a diferença à mesa.

O ‘piloto’ da metralhadora giratória não tem alvo, só tem munição. Na maioria das vezes, atinge o que não quer, porque atira aleatoriamente. O ‘piloto’ que mapeia a área de bombardeio pode até errar alguns alvos, pode não obter, de pronto, o resultado de sua ação, mas certamente não vai desperdiçar munição, porque sua energia é cara e a perda de tempo também é desperdício.

Depois de 20 anos à frente no atendimento ao cliente, na EDGE Mídia, já vi de tudo. Antes, trabalhando na grande imprensa, foram 25 anos assistindo às transformações e me adaptando a elas.

“EU NASCI HÁ 10.000 ANOS...”- Raul Seixas

Vi as mídias mudarem...do analógico para o digital. Vi o telefone ganhar versão sem fio, depois, virar celular. Vi o nascimento das redes sociais em ambiente virtual, do arqueológico ORKUT para o INSTAGRAM, do SMS para o WHATSAPP, TELEGRAM, LINE, MESSENGER, DIRECT, etc.

O que não mudou foi a necessidade das pessoas se comunicarem, mas mudou a velocidade, mudaram as mídias, ou seja, os meios que as pessoas usam para essa expressão típica de seres sociais que somos. Viva Alvin Tofler, que lá nos anos 1980 preconizou o surgimento do ‘indivíduo mídia’, onde cada um de nós teria sua audiência.

O que Raul Seixas viu em 10 mil anos, a gente tem assistido em fragmentos de segundos. Boa viagem