terça-feira, 3 de junho de 2008

Franz Kafka - signo regente do modelo de operação das teles no Brasil

O assunto é difícil até de explicar, mas eu vou fazer o maior esforço porque vale a pena que todo mundo saiba dessa confusão "kafkaniana" de hoje. Eu digo "de hoje" porque já protagonizei várias e presenciei outras tantas similares, em relação à VIVO, à Net, à Claro, à TIM, à Telefonica e etc...
Para quem ainda não leu "O Processo", de autoria do misterioso Franz Kafka, a trama conta a história de Josef K., julgado e condenado por um crime que ele mesmo ignora, um pesadelo sem fim e angustiante... Os adjetivos cabem bem à relação entre o consumidor de qualquer uma dessas empresas citadas, tranquilamente.
O episódio de hoje diz respeito à VIVO
Eu tenho um aparelhinho Motorola, adquirido há dois anos e que até hoje, mesmo sendo usuária de um Moto Q, tenho esse modelinho modesto como Plano B. Se o Moto Q falhar, habilito minha linha no Plano B e não fico sem telefone.

Às vezes, empresto para um amigo que está às voltas com situações similares e tudo fica lindo, enquanto a manutenção faz a sua parte. Nesta terça-feira, dia 03/06, ao enfrentar mais de duas horas na espera do *8486 da VIVO, para habilitar a linha do meu amigo Stein, cujo Moto Q havia pifado, fiquei sabendo que não poderia proceder a habilitação porque o meu aparelhinho velho estava habilitado com uma linha pré-paga número (11) 7179-8618 !!!!

Como assim? Não reconheço esse número e não tenho a menor idéia de como isso ocorreu !!!!
....Mas daí eu pensei: a não ser que algum funcionário da loja da Vivo do Shopping Villa Lobos o tenha habilitado com essa linha, inadvertidamente, para atingir, talvez, o seu plano de metas!?!!!???
O fato pode ter ocorrido na última vez que habilitei uma linha nesse aparelho, e como eu não o usava, claro, ficou tudo por isso mesmo.

A pessoa do Callcenter da Vivo que me informou sobre isso disse que ela não podia fazer a habilitação da linha do Stein enquanto essa linha pré-paga estivesse habilitada no meu aparelho, e também não podia identificar e cancelar a linha do sistema, porque ela era do Vivo Empresas e esse assunto seria da competência do Vivo Pré-pago e que euzinha, a vítima, seria transferida para o setor "competente" (SIC).... mais 5 minutos de espera, para ouvir mais um desaforo da próxima atendente: "A senhora tem de se dirigir a uma loja da VIVO porque nós não podemos desabilitar a linha pelo sistema!!!"
E ela não podia registrar um protocolo de atendimento porque a tal linha de Franz Kafka não tinha nenhum CPF identificado!!! Portanto, nem reclamar para a Anatel eu podia até aquele momento. Afinal de contas, cliente pré-pago só leva chinelada desse callcenter!!!
Ao que eu, aos berros, disse: Vou ter de ir a uma nefasta loja da VIVO, pagar estacionamentom perder duas horas do meu dia para solucionar um problema que não fui eu que criei???? Como assim????


Para encurtar a redação, depois de ouvir os meus gritos indignados a moça me transferiu para o sistema eletrônico onde eu posso "atribuir uma nota ao atendimento recebido"!!! Me sinto uma verdadeira idiota nessa hora, mas sou chata e não desisto. Liguei de novo para o maldito *8486!!!

Minha nova abordagem foi junto ao Atendimento VIVO Pessoa Física, e às rezas ao meu combalido Anjo da Guarda! Encontrei um funcionário bem intencionado do outro lado que me fez a gentileza de desabilitar a misteriosa linha e ainda me registrou um protocolo, de número 5167.1445.0608.
Com esse número, registrei uma reclamação na ANATEL pelo 0800 33 2001 e pretendo mandar esse texto para alguns veículos jornalísticos que designam espaços valiosos para consumidores combalidos.
A linha do meu amigo Stein foi habilitada depois de 14 horas e muita bronca junto ao CallCenter.
E como eu sou uma pessoa dedicada a infernizar essas operadoras de telefonia móvel e fixa, que ganham muito dinheiro sem dar retorno aos nossos investimentos, devo ter uma reunião com uma advogada que vai processar uma empresa de cobrança da Telefonica. Faz um ano que essa empresa me manda cobranças com descontos absolutamente "vantajosos" para eu quitar débitos referentes a duas linhas telefônicias que jamais estiveram no meu nome. Aliás, se fosse um débito comprovado, claro que a empresa já teria mandado meu nome para os órgãos de restrição ao crédito e CPF!!!
Mas esse capítulo eu conto depois. Vou ganhar uma ação e com o dinheiro, juro que vou comprar perfumes e cosméticos em Paris!!!