domingo, 4 de abril de 2010

Como Carlos Vereza…

Caros, eu fui petista até ver os primeiros meses do primeiro mandato do Lula, presidente que eu elegi e no qual depositei vários votos em inúmeras urnas, desde os anos 80. Meu ideal estava longe, muito longe de ser alcançado e eu não sabia.

Mas sempre é bom rever as verdades, não é? Pois bem, eu me comprometi a propagar, com a mesma ênfase de quando eu era petista, a minha indignação e frustração por ver todo esse projeto do Partido dos Trabalhadores, talhado a ferro e fogo por mãos sofridas, virar fumaça nas mãos de pessoas indignas do poder que lhes foi concedido pelo voto popular.

O que vale o dinheiro e o poder nas mãos de ególatras? Quais os propósitos de ignomínia fomentam um plano político que não tem SUSTENTABILIDADE, a não ser a uma dúzia de indivíduos que ascenderam ao poder , “às elites”, com o pseudo propósito de construir uma nação mais equilibrada socialmente????? Quisera nesses 8 anos, ter o emprego, o desenvolvimento econômico, a saúde e a educação como direitos de cada um dos desvalidos 35 milhões de miseráveis brasileiros, de cada um dos mais de 60 milhões de trabalhadores que ganham até 3 salários mínimos, que os milhões de excluídos do processo social pudessem, finalmente, entender a semântica e a prática da palavra CIDADANIA.

Infelizmente, cada país tem o governo que merece. Eu fui petista por mais de 20 anos, mas passarei o resto dos meus dias questionando esse lamentável desvio de rota. Se eu quisesse corrupção, autoritarismo, controle social,, não teria participado dos comícios das Diretas, não teria votado contra políticos como o Maluf, por exemplo, não teria ido às ruas bater panela na av. Paulista, pleitear um estado mais justo e humano.

Ao Maluf, entretanto, teço meus cumprimentos. O projeto político dele é bastante claro. Quem votou nele o fez por compactuar com sua linha estratégica. Ele nunca enganou seu eleitorado. Eu jamais compactuaria com seus propósitos e linha política, mas devo admitir que o cara é coerente, coisa que eu nunca vi nos “companheiros” do PT, desde que assumiram o poder.

Depois do meu esbravejo, compartilho o parecer do Carlos Vereza, que traz elementos históricos que fundamentam melhor os fatos históricos recentes e que podem até preconizar os futuros. O que eu quero para o meu país? Ora, paz para que cada um possa viver sua vida em segurança, prosperamente, com saúde e dignidade. Que cada um de nós possa desenhar planos para o futuro, sem medo, realmente, de ser feliz.

Mas como conseguir tudo isso em uma terra cujas instituições foram “relativizadas” pelo “veja bem” tatibitati de uma liderança política umbilical e subjetiva, que aprendeu com os piores, a condução política do Brasil?

clip_image001

2010: Cristais quebrados
*Carlos Vereza, ator
Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.
Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o “fascismo galopante” que aparelhou o estado brasileiro, vá, pacificamente, entregar a um outro presidente, que não seja do esquema lulista, os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil?
Lula, já declarou, que (sic) “2010 vai pegar fogo!”. Entenda-se por mais esta delicadeza gramatical, golpes abaixo da cintura: Dossiês falsos, PCC “em rebelião”, MST convulsionando o país… Que a lei de Godwin me perdoe - mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o início do nazismo na Alemanha.

E as vítimas serão todos os democratas, os meios de comunicação não cooptados (verificar mais uma tentativa de cercear a liberdade de expressão no país: em texto aprovado pelo diretório nacional do PT, é proposto o controle público dos meios de comunicação e mecanismos de sanção à imprensa). Tudo isso para a perpetuação no poder de um partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais de 25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés autoritário. Não se surpreendam: Há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.

Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com “patrocínios” de estatais como Petrobras, BNDES e Banco do Brasil, sem, até agora, uma explicação convincente por parte dos “patrocinadores”; matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o “mantenedor da estabilidade na América do Sul”. Ou seja: a montagem virtual de um grande estadista.
Na verdade, Lula, é o übermensch (SUPERHOMEM) dos especuladores que lucram como “nunca na história deste país”.

Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que este ególatra passará, democraticamente, a faixa presidencial para, por exemplo, José Serra , ou mesmo Aécio Neves?
Pelo que já vimos de “inaugurações” de obras que sequer foram iniciadas, de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPI, como o da Petrobrás, do MST e tantos outros “deslizes”, temos o suficiente para imaginar o que será a “disputa” eleitoral em 2010.

E tem mais, o PT está comprando com o nosso dinheiro, Políticos, Intelectuais, juizes, Militares, o povo humilde com bolsa esmola e formando milícias com o MST, PCC, Sindicatos, ONGS, Traficantes e outros, que recebem milhões e milhões de reais, para apoiar o PT e as falcatruas do Governo lula.
Não podemos nem pensar em colocar como Presidente do Brasil, uma mulher Terrorista, que passou a vida assaltando bancos, matando pessoas inocentes, arrombando casas, roubando e matando as pessoas.. Só uma pessoa internada num manicômio, seria capaz de votar numa BANDIDA para presidente de um País.
Confiram.

Carlos Vereza
Ator