quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Na epidemia a gente se vê ...

Por Sandra de Angelis


Eu tenho visto médicos, esteticistas, psicólogos, personal trainers, cabeleireiros, músicos, artistas soçobrarem em suas expressões, no mar da web e em meio à tormenta da pandemia.

De repente, quando nos vimos confinados em nossos quadrados, uma rota de fuga foi traçada em direção à web. Aulas regulares, atendimento médico, terapia, show, festas e encontros virtuais ganharam as “URLs”, de nossas telas eletrônicas. Na mesma toada, os empreendedores correram para as redes sociais para expressar seus diferenciais...O sobrinho talentoso, a filha que quer fazer publicidade ou o estagiário da empresa da sua prima, passaram a assumir as frentes de expressão da web. Isso para os mais afortunados, porque aqueles empreendedores que não tinham receita mínima para bancar essa garotada criativa, foi “solo” pra web e para as redes sociais, com a cara e a coragem.






Sim, é isso mesmo! Na luta pela sobrevivência, cada um tem dado seu jeito e eu não tenho feito diferente. Um problema que estava meio velado, entretanto, emergiu com toda essa exposição OVER. Empreendimentos, iniciativas, negócios, empresas e profissionais, que não tinham uma estratégia de comunicação interna ou individualmente, ficaram “nus” na web, se seus públicos alvo fossem pessoas minimamente alfabetizadas.

Tenho lido verdadeiros “assassinatos” gramaticais no Instagram, tenho visto lives inócuas nas redes e expressões inúteis no Youtube, mas o ponto central de todas essas expressões é a FALTA de um planejamento estratégico de comunicação, afora a displicência em relação à língua pátria.

Sua empresa, empreendimento ou iniciativa pessoal não tem recursos para contratar um profissional ou uma agência para fazer esse trabalho com o mínimo de coerência e foco estratégico? Ok, respeito e compreendo, mas não custa consultar o dicionário para checar se a ortografia e a gramática do nosso idioma  estão sendo respeitadas. Não custa nada refletir sobre qual será a ideia central da sua expressão e para quem esta mensagem será direcionada. Perde-se o fio da meada em meio ao vale-tudo e há grande chance de perder clientes em meio às audiências dissipadas das redes sociais.

Qualifique suas expressões, pois isso fará a diferença em relação às suas competências e diante da concorrência. 


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Kafka, dá um tempo!!! Será que você só trabalha para a VIVO e não larga do meu pé???

Caros colegas,

Esta mensagem foi enviada  para a assessoria de imprensa da VIVO e para o Advogado de Defesa do Jornal da Tarde, pois creio que não posso ser atendida como jornalista, mas como consumidora comum, que tem deveres cumpridos e direitos usurpados.

Gostaria que esta reclamação estivesse na página do jornal de acordo com o relato que se segue.

Esta reclamação diz respeito à linha (11) 9931-7333, cujo protocolo de cancelamento é 2011 11 43 42 53 15, de (08/11).  Desde agosto venho questionando a cobrança indevida de uma conexão à internet de R$ 300,00 sendo que esta linha era usada em um plano básico de R$ 48,00, que eu só preservava por ser um número muito antigo, aliás, o primeiro desde que surgiu celular no Brasil. Tenho uma linha corporativa com acesso ilimitado e que me custa R$ 79,00. Por que usaria uma conexão por demanda para pagar um absurdo desses???? 

A linha estava em meu nomeO número de protocolo da última reclamação  feita na sexta-feira passada (11/11/2011) é 2011 11 51 55 28  34.

O número de protocolo junto à ANATEL  é 1631 880 2011

Fiz a contestação em agosto, em setembro e  em outubro, sempre pedindo que me enviassem  a fatura correta, que seria a minha garantia de cobrança para o pagamento. Em novembro recebi uma cobrança, vejam no anexo, informando que meu nome seria incluído no SERASA. Eu jamais me recusei a pagar esta conta, mas me recusava a pagar o valor indevido.

No dia 07 de novembro falei com o tal escritório de cobrança, que me passou o valor de R$ 97,56 , com descontos promocionais (!!!!) , e com o código de barras a conta foi paga na hora, conforme cópia abaixo do comprovante do banco Itaú!!!

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Você está recebendo esta comunicação de operação realizada
no Itaú Bankline enviada por SANDRA REGINA G DE ANGELIS.
Comentário do remetente: Pagamento VIVO
Acesse o site clip_image002 para obter o comprovante e informe os dados abaixo:
Valor: R$ 97,56
Número do Controle: 4513.3237.96
O comprovante estará disponível por 30 dias.
Atenciosamente,
Banco Itaú

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Hoje recebi um  torpedo com uma cobrança para que eu pagasse a conta em atraso!!!!  Como assim????

Fiquei  mais de 40 minutos pendurada no atendimento *8486, e há mais de 10 dias com meu CPF no Serasa, graças a mais um erro hediondo de cobrança da VIVO. Uma cobrança indevida de 300 reais por acesso à internet que veio sendo contestada desde agosto e ao invés de corrigirem o erro e me enviarem uma cobrança correta, me mandaram uma cobrança errada e já colocaram meu nome no Serasa?!?!?! 

No dia 11/11, creiam, recebi uma cobrança de R$ 61,58 datada de 17/08/2011, mas postada em 07/11/2011, conforme cópias  enviadas à Assessoria de Imprensa da Vivo e ao Jornal da Tarde.

O acesso pelo site www.vivo.com.br/meuvivo não funciona, porque cancelei a linha, achando que com isso e com o pagamento da conta correta quitado meu drama teria chegado ao fim.

Enganei-me...meu nome continua no Serasa. O que faço para me livrar de mais este processo “kafkaniano” ???? 

Meu outro celular é 11 9911 -3798 e meu MTB é 15.911.

Permaneço à disposição para outros esclarecimentos e agradeço a atenção.

sábado, 7 de maio de 2011

Intransigência da Transit Telecom prejudica usuários Skype no Brasil

Acabo de postar no site da ANATEL, a carta abaixo. Para quem não sabe, há milhares de pessoas no Brasil, que ao invés de se aprisionar e pagar caro por uma linha de telefone tradicional, fixa etc., tem uma linha Skype, e pior, JÁ ESTAMOS SEM ELA!!!


O serviço, que agora não está mais disponível no Brasil ( e só no Brasil, tá?) é um número de linha fixa e você poderia escolher o DDD que lhe conviesse para facilitar a comunicação com clientes ou parentes em qualquer local do país e até do mundo. Agora, só do mundo!


As pessoas que ligassem para este número, poderiam falar com você onde estivesse, desde que houvesse uma comunicação via internet. O serviço, mega prático e inteligente, também possibilitava a transferência de chamadas para o seu telefone fixo ou móvel, transpondo até a necessidade de você estar conectado ou não.

A lógica por traz disso é a operação em rede, a liberdade comercial, o micro empreendedorismo, as atividades comerciais e de representação mundiais, configuradas para esses novos tempos, onde não se gasta mais com grandes estruturas empresariais físicas. Funciona assim na Europa, na Asia, nas Américas Central e do Norte, mas não FUNCIONA no Brasil.

O meu palpite é que este é mais um efeito da maldita reserva de mercado tacanha das operadoras de telefonia fixa e móvel que atuam no Brasil.


O Skype AFETA a receita da Transit Telecom, que era a subsidiária da multinacional no Brasil, bem como afeta as demais operadoras instaladas no país.


Eu até então, gerenciava meus custos com telefonia, contemplando as despesas com o Skype, que me custam, em média, por mês, R$ 30,00.


O número (11) 3717-4958 está em todos os meus cartões de visita, no meu site, na assinatura dos meus e-mails e eu ainda não sei como vou contornar o problema AGORA QUE PERDI esse número, pois a minha rede de relacionamento está sem esse recurso para falar comigo A PARTIR DESTE SÁBADO - 07/05/2011.

Portanto, para me posicionar e exigir da ANATEL, um posicionamento em favor de nós, usuários, postei a seguinte carta no site do orgão regulador. Não o fiz no site da Transit Telecom porque o espaço reservado para este assunto está com erro de programação e nos impede de postar o texto, MAS MANDEI UM E-MAIL, COM CÓPIA A TODOS OS MEUS CONTATOS, à assessoria de imprensa da empresa.

Carta à ANATEL

Minha reclamação, desta vez, é contra a Transit Telecom e a rescisão contratual da empresa contra o Skype, empresa multinacional fornecedora de serviços de comunicação via internet (VoIP). Tenho uma assinatura Skype há mais de uma década e um fone Skype –fonteac - (11-3717-4958) há cerca de 5 anos.

Esse número, segundo nos informou o Skype, não poderá ser renovado ao final do contrato porque a subsidiária da empresa no Brasil, a Transit Telecom, decidiu unilateralmente, rescindir o contrato com o Skype, a despeito dos milhares de assinantes locais desse serviço BOM, BARATO e INTELIGENTE, principalmente para micro empreendedores que, como eu, têm de gerenciar à risca, seus gastos para poder sobreviver em seus ramos de negócio.

Esse número de telefone me custava ANUALMENTE cerca de R$ 100,00, está em todos os meus cartões de visita distribuídos ao longo desses anos todos, está na assinatura dos meus e-mails e tem sido distribuído à minha rede de contatos diuturnamente.

Gostaria de saber se a ANATEL vai ou não tomar providências em relação à Transit Telecom, pois a atitude retrógrada da subsidiária pode até estar amparada pela Lei do Brasil, mas REALMENTE vai prejudicar milhares de pessoas que, como eu, se valem de serviços BONS, BARATOS e inteligentes, com excelente prestação de serviços ao usuário, práticas que, se bem conheço, são DESCONHECIDAS das operadoras de telefonia móvel e fixa no Brasil.


Grata.


Sandra de Angelis (11) 3641-6787/9911-3798